Seminário no encerramento do ano da vida consagrada

Desafio do Papa Francisco “ajudou-nos a sair da zona de conforto”

O Ano da Vida Consagrada, proclamado pelo Papa Francisco em novembro de 2014, termina esta terça feira, num dia liturgicamente importante- A Apresentação do Senhor- que a Igreja Católica definiu como o Dia do Consagrado.

É por isso hoje o dia em que termina, também, o Ano da Vida Consagrada e, nos Açores os 13 institutos e congregações religiosas que trabalham na diocese fazem um balanço positivo deste ano.

“Ajudou-nos a abrir as portas e a ir ao encontro dos outros, sobretudo escolas e catequeses” disse ao Sítio Igreja Açores o religioso Pe José Manuel Machado dos Irmãos de São João de Deus, um dos três institutos religiosos masculinos presentes na diocese.

“Aqui na Terceira somos um grupo pequeno e por isso o ano foi muito próximo e apostámos muito na nossa própria formação” disse o sacerdote, lembrando a este propósito a formação aquando do segundo turno do retiro do clero diocesano, na ilha Terceira, que permitiu uma formação intensiva por parte do Pe Pina Ribeiro.

“Além disso todos os meses tivemos várias actividades e isso fez com que nos conhecessem melhor”, disse ainda este religioso que representa a Congregação dos Institutos Religiosos de Portugal(CIRP) na ilha Terceira.

Este domingo a celebração final, promovida pela CIRP, na ilha Terceira, realizou-se na Casa de São Francisco, da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, a maior Congregação dos Açores e a única que possui uma província com sede na Terceira. Só em Angra a Congregação tem duas comunidades; mas também tem em São Miguel, no Pico, no Faial e em São Jorge.

Além das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição participaram na celebração de Vésperas Solenes, animadas pelo Seminário de Angra, as Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus (3); os Franciscanos (1) e as Iermãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (6)

“Somos poucos- apenas 4 congregações- mas fizemos o nosso melhor e estamos muito satisfeitos” disse ainda o sacerdote.

Esta terça feira será o dia da celebração em Ponta Delgada, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. A celebração, às 20h00, contará com a presença de todos os consagrados na ilha de São Miguel e será presidida pelo Bispo Coadjutor de Angra.

Recorde-se que o ano da Vida Consagrada foi aberto  em novembro de 2014, depois de proclamado pelo Papa Francisco.

Na altura o Papa pediu aos consagrados que “despertassem o mundo, iluminando-o com o seu testemunho profético contracorrente”. Em Portugal o Ano foi vivido com várias iniciativas lideradas pela Confederação dos Institutos Religiosos em Portugal e termina oficialmente a 7 de fevereiro com uma celebração na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

 

Scroll to Top