O coro do Seminário Episcopal de Angra participa este fim de semana no XXXI Encontro de Coros da ilha Terceira, que se realiza no Centro Cultural de Angra.
O Coro do Seminário, regido pelo reitor, Pe. Hélder Miranda Alexandre, é composto pela generalidade dos seminaristas e atuará esta noite às 21h00, juntamente com o Coro Tibério Franco, da Terra Chã que também é regido pelo vice-reitor do Seminário, Pe. Ricardo Henriques.
Além destes dois coros, atuarão esta noite o Orfeão da Praia da Vitória, o Coro Allegro, o Coro Padre Tomás de Borba da Academia Musical da ilha Terceira, o Grupo Coral da Justiça do Porto e o Coro Orfeão de Eiriz
Amanhã, domingo, será a vez de subirem ao palco vozes mais juvenis com a participação de 5 grupos corais juvenis: o Coro Infantil do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo; o Coro Orvalho dos Açores, o Coro Vozes Atlantis; o Coro Juvenil do Ramo Grande e o Coro Juvenil do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Braga.
O Coro do Seminário Episcopal de Angra interpretará três músicas: Puchra es Amica Mea, de Ola Gjeilo; Às Bodas do Cordeiro, de M. Luís com harmonia do Pe. António Cartageno e Christo Nostra Pasqua, de M. Frisina.
O Coro do Seminário é parte integrante desta instituição fundada em 1862. Da sua história fazem parte inéumros concertos, de que se destacam os das ilustres gerações dos anos 50/60 que animavam os brilhantes saraus músico-literários de então.
O atual coro é formado por cerca de 20 alunos, orientados pelo Reitor Hélder Miranda Alexandre.
A sua função é essencialmente formativa e litúrgica, mas também integra outras iniciativas culturais, como as Jornadas de Teologia e as Tertúlias da Academia São Tomás de Aquino.
Apresenta-se como um complemento à formação integral dos futuros sacerdotes, na qual a música tem um lugar privilegiado.
In Igreja Açores