A responsabilidade “de ser protagonista da história”

Por David Carreiro

 

Sou o David Carreiro, da Paróquia de Covoada (Ponta Delgada), tenho 19 anos e sou um dos quatro açorianos, a residir no Seminário do Porto.

No final do mês de setembro, comecei uma nova etapa no meu processo de discernimento vocacional. Deixei a minha terra, a minha família e amigos, para abraçar esta aventura, na cidade do Porto.

Inserido numa turma de 10 rapazes, vivo este ano propedêutico, como tempo de adaptação (a esta nova realidade), amadurecimento (fruto da vivência em comunidade), e discernimento (para decidir se prossigo estudos no Seminário Maior).

Com uma vida pautada pela oração e pelo estudo, procuro crescer enquanto pessoa e cristão, para desvendar o plano de Deus para mim.

Ao longe, o mar, que nos une enquanto ilhas, é aquele que nos separa. Por isso, aos fins-de-semana, dada a impossibilidade de estar com os meus, vivo numa família de acolhimento. Aí, e envolvido numa paróquia, desenvolvo a área pastoral, própria da formação dos seminários.

Com a responsabilidade de ser “protagonista da história” da nossa amada Diocese, tal como referiu D. Armando, num passado próximo, confio-me à vontade do Senhor da messe, e das vossas orações.

 

Scroll to Top