O diácono Nelson Pereira, que no próximo dia 1 de novembro será ordenado presbítero na diocese de Angra, entra na sua primeira colocação no Faial no próximo domingo. Para já servirá na celebração da palavra mas a partir do dia 2 de novembro será formalmente vigário paroquial das paróquias da Matriz da Horta e dos Flamengos, ambas na ilha do Faial.

“Será um momento muito importante e de enorme satisfação para estas duas comunidades e para a ilha em geral” afirmou ao Sítio Igreja Açores o ouvidor da Horta e pároco destas duas paróquias, o Pe. Marco Luciano Carvalho.

“As pessoas já o conheciam como seminarista e receberam com muita satisfação e sentido de responsabilidade a noticia da sua colocação”, precisou o sacerdote lembrando a “mais valia” que a sua chegada “representa para o reforço do clero da ilha”.

“Ele tem uma postura e uma atitude de quem aprofundou e se fez munir das qualidades essenciais para o trato com as pessoas e para o exercício do ministério, reunindo em si todas as qualidades que se requerem num pastor e num guia de comunidades”, sublinha o Pe. Marco Luciano Carvalho.

O Diácono Nelson Pereira vai assumir os serviços da pastoral juvenil, catequese e evangelização não só nestas duas comunidades a que fica ligado diretamente mas também ao nível da ouvidoria da Horta.

“A sua experiência na pastoral juvenil na ilha Terceira, nomeadamente a dinamização do grupo de Jovens de São Mateus é a garantia de que é a pessoa indicada para este serviço que, na Horta, em virtude de haver cada vez menos jovens, está um pouco adormecido”, refere ainda o ouvidor.

“Estou certo de que irá ser recebido por todos de uma forma muito calorosa e aberta” acrescenta lembrando que o grande desafio é “aproveitar o que ele pode dar” mas também “ajudá-lo a crescer como pastor dando-lhe aquilo que ele precisa para isso”.

Paralelamente o futuro sacerdote vai integrar a equipa diocesana do Serviço da Pastoral Litúrgica bem como da Comissão Diocesana de Música Sacra. O diácono Nelson Pereira, o único terceirense a ser ordenado sacerdote nos últimos anos, é organista titular da Sé de Angra e “os seus dotes também nesta área têm de ser aproveitados”, referiu o Pe. Marco Luciano Carvalho.

O ouvidor quer ainda aproveitar os cerca de dois meses que o separam da ordenação como um momento “especial de oração pelas vocações”, na ilha do Faial.

“Esta ilha deu muitas vocações mas atualmente não existem nenhum seminarista do Faial. Por isso, acompanhar a preparação da ordenação do diácono Nelson Pereira é também uma oportunidade para despertarmos os jovens desta ilha para esta vocação” reconhece o sacerdote que vê este período como “uma oportunidade para estimular a pastoral das vocações e ministérios” na ilha.

“Acompanharemos o Nelson nos preparativos e na oração”, afirma o Pe. Marco Luciano Carvalho.

O diácono Nelson Pereira será ordenado no próximo dia 1 de novembro pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, e celebrará a sua Missa Nova na igreja de São Mateus onde se batizou e cresceu para esta vocação.