Um sim renovado na esperança

Pelo Reitor, Padre Emanuel Valadão Vaz

Foto: Igreja Açores/FS

Em pleno tempo pascal, em que Jesus ressuscitado comunica o seu Espírito aos discípulos, eis que somos provocados por esse mesmo Espírito para tornar viva a chama da adesão e do seguimento de Jesus Cristo, Bom Pastor.

Este tempo litúrgico trouxe consigo a despedida do Papa Francisco, que nos deixa um legado riquíssimo no estilo de ser discípulo/missionário, entre tantos outros ensinamentos. Mas também nos abre para uma outra etapa na Igreja, com a breve eleição do novo Papa, onde deve estar bem presente o estilo à maneira de Jesus, Bom Pastor.

O Papa Francisco, antes de partir para a plena eternidade, deixou-nos a mensagem para o dia mundial de oração pelas vocações, dedicado à Esperança, e que se celebra no domingo do Bom Pastor, este ano a 11 de maio.

Desta mensagem vem-nos a seguinte interpelação: “Toda a vocação é animada pela esperança, que se traduz em confiança na Providência. Com efeito, para o cristão, ter esperança é mais do que um simples otimismo humano: é antes uma certeza enraizada na fé em Deus, que age na história de cada pessoa”.

Sabemos que a vocação é iniciativa de Deus, mas Ele quer continuar a precisar da nossa oração, da generosidade de um coração que só encontra a felicidade quando se dá em alimento ao próximo.

Por isso, a mensagem do Papa, numa segunda interpelação, exorta-nos à vigilância para que o Senhor da Messe nos encontre prontos para responder ao seu chamamento: “A Igreja precisa de pastores, religiosos, missionários e esposos que, com confiança e esperança, saibam dizer “sim” ao Senhor. A vocação nunca é um tesouro que fica fechado no coração, mas cresce e fortalece-se na comunidade que crê, ama e espera. E como ninguém pode responder sozinho ao chamamento de Deus, todos temos necessidade da oração e do apoio dos nossos irmãos e irmãs”.

A oração pessoal, familiar e comunitária será sempre uma prioridade da Igreja, pois esta foi também a grande prioridade de Jesus. Por isso, não podemos baixar a guarda no que toca ao tempo dedicado à oração.

Que nesta semana vocacional, possamos alargar o tempo da oração para deixar que o Espírito de Deus renove o nosso sim no amor ao Bom Pastor, que se traduz numa disponibilidade para ser sinal do ressuscitado junto daqueles que procuram, desejam conhecer e seguir Jesus Cristo.

 

 

Emanuel Vaz

 

 

 

Scroll to Top