“Todo aquele que vive da verdade escuta a minha voz” (Jo 18,37)

Por Miguel Tavares

 

Um dia li algures qualquer coisa do género: “a terra canta para quem sabe ouvir.” E pensei, será que sei ouvir? Ouvir o quê? Para quê? O que é isso de saber ouvir?

Saber ouvir, em primeiro lugar, talvez seja a disponibilidade interior de escutar. Mas não de qualquer forma, escutar sem preconceitos e com abertura de coração. Ouvir o que os outros têm a me dizer, o que a vida me quer dizer. Escutar sem julgar, simplesmente…

E como escutar Jesus? Talvez seja uma das procuras mais especiais e profundas que poderemos alguma vez fazer, onde cada um de nós poderá fazer o seu próprio caminho de procura até se sentir pertença de um Corpo… talvez não exista uma resposta concreta que vá de encontro às nossas muitas perguntas… importa é não deixar de procurar esse Jesus que nos fala de diferentes modos.

Para tal, é necessário saber parar, fazer silêncio. Encontrar um momento tranquilo no dia, seja em que lugar for, para estarmos em silêncio connosco próprios. Meditar, pensar, rezar…

Rezar com a Palavra, com um coração aberto, sem amarras… ler o Evangelho sem pressas, “mastigando” cada palavra e cada gesto de Jesus… até podes encontrar a chave para as portas que teimam em não se abrirem.

Presta atenção às tuas emoções e aos teus sentimentos. O que me preenche? O que me dá alegria? Onde encontro o sentido para a minha vida? O que está no primeiro lugar do meu coração?

Fica atento ao que acontece à tua volta, na tua vida e na vida do teu próximo. Por vezes, Jesus manifesta-se no ordinário da vida, nas coisas simples. Conversa como Jesus, como conversas com um amigo e assim reconhecerás a Sua voz e caminharás na verdade e essa te libertará.

 

Scroll to Top