IV Peregrinação Diocesana reúne acólitos de sete das nove ilhas dos Açores
A ouvidoria da Lagoa vai acolher no próximo dia 9 de julho a IV Peregrinação Diocesana de Acólitos, que estará integrada no festival jovem Zarpar e será presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador.
De acordo com informação enviada pelo Serviço Diocesano de Liturgia ao Sítio Igreja Açores está já inscrita mais de uma centena e meia de acólitos de sete das nove ilhas açorianas, o que acontece pela primeira vez. De fora ficam apenas as ilhas de Santa Maria e Corvo, embora ainda exista a possibilidade de se inscreverem nesta peregrinação.
A peregrinação decorre no Convento dos Franciscanos, na Lagoa, e é composta por dois tempos diferentes: de manhã haverá uma sessão mais formativa e teórica centrada na “Vocação”, que será orientada pelo Seminário Episcopal de Angra, e da parte da tarde, funcionarão os workshops.
“Ser Acólito, iniciação ao Ministério”, pelo Pe. Luís Leal (diretor do Serviço Nacional de Acólitos); “O Ano Litúrgico, Cores e Alfaias Litúrgicas”, pelo Pe. Marco Luciano (Diretor do Serviço Diocesano de Liturgia) ; “Parábolas da Misericórdia”, pelo Pe. Marco Sérgio Tavares (ouvidor adjunto de Ponta Delgada) e “Os Patronos dos Acólitos”, pelo Pe. Nuno Maiato (da ouvidoria da lagoa)
Durante a formação os jovens acólitos serão, ainda, convidados a participar numa visita guiada à Coleção Visitável da Igreja Matriz de Lagoa, com orientação de Joana Simas.
Cada acólito tem a oportunidade de escolher um dos dois Workshops previstos por hora.