Entre os dias 14 e 18 de 2018, os alunos do Seminário realizaram o retiro anual da Quaresma, na Quinta da Freguesia da Terra-Chã. O P. Agostinho Tavares de Medeiros, Sacerdote Espiritano, em trabalho na Ouvidoria das Flores, orientou os trabalhos e deixa-nos este testemunho:
“O objetivo último de um retiro – que é tempo de graça – é reavivar em nós a vida espiritual. Mas que é a vida espiritual? Foi precisamente esta a pergunta que presidiu à reflexão do retiro que no começo da Quaresma fizeram os seminaristas da nossa diocese de Angra.
Começámos por tomar consciência de que existe em nós – inscrito pelo Criador – um desejo, uma aspiração, uma sede radical. Esta sede diz-se como desejo de vida, de amor, de felicidade. O encontro com o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, faz-nos tomar consciência que, em última análise, esta sede que nos habita, é sede de Deus.
A vida espiritual tem como experiência fundante o encontro com o amor do Senhor, que tem a iniciativa de nos amar. Tocados pelo seu amor, sentimo-nos movidos a responder com gratidão e amor ao seu amor. Pois bem, a vida espiritual é a vida de fé, que vivemos na docilidade ao Espírito: vida iluminada e motivada pelo amor de Deus, que nos precede em tudo. Por isso dizemos que na vida espiritual, tudo é graça, dom gratuito do amor de Deus, revelado em Jesus; e tudo é fidelidade à graça, resposta de gratidão, perpassada de alegria, que o nosso coração é levado a dar ao Senhor.”