Cumprindo a tradição do Seminário estar sempre presente na oração de vésperas no Santuário, o padre Emanuel Valadão vaz desafiou os peregrinos a aprenderem com Maria a serem “dispensadores da graça de Deus”

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição inaugurou esta tarde um período de oração de mais de 24 horas ininterruptas para assinalar a solenidade da Imaculada Conceição, a sua festa maior, e o pregador convidado – o Reitor do Seminário- começou por evocar os 60 anos da sessão de encerramento do Concílio Vaticano II, que “marcou um novo começo na vida da Igreja”.
Na homilia, o padre Emanuel Valadão Vaz destacou que a mesma graça que conduziu os trabalhos conciliares “continua a ser derramada sobre a Igreja”, tal como Deus sempre guiou a história da salvação, tendo em Maria o seu “modelo mais perfeito”.
“Maria, a cheia de graça, acolheu plenamente o que Deus lhe ofereceu. Foi escolhida porque deixou que a graça habitasse nela e assumiu um projeto de vida e de eternidade”, afirmou o sacerdote, realçando que a promessa de que o Espírito Santo a acompanharia foi determinante para o seu “sim”.
Segundo o padre Emanuel Valadão Vaz Maria permanece para a Igreja como “despenseira de todas as graças”, não para as guardar, mas para as partilhar.
“A graça de Deus não é para nós, é para o outro. Por isso há mais alegria em dar do que em receber” disse o sacerdote.
Ao refletir sobre a vocação cristã, lembrou que todos os batizados são chamados a ser “distribuidores da graça” e a transformar a própria vida num dom, sobretudo ao serviço dos mais frágeis.
“A oração é a antecâmara do Espírito. Maria fez dela o caminho para conhecer a vontade de Deus, e também nós devemos abrir espaço para que a graça opere”, disse.
O sacerdote sublinhou ainda o legado dos padres conciliares, que “deixaram entrar o Espírito Santo e viram operar maravilhas”, apelo que permanece atual para a Igreja.

No final, o cónego Ricardo Henriques, Reitor do Santuário diocesano, agradeceu aos peregrinos presentes e lembrou os seminaristas que habitualmente participavam nas vésperas. Reforçou o convite à oração pelas vocações sacerdotais e afirmou que o Santuário tem como missão “promover o encontro com o Senhor, de coração a coração”.
Esta segunda -feira, o Santuário terá seis missas, sendo que a das 9h30, que terá transmissão em direto no canal 1 da RTP, o que acontece pela primeira vez a partir de um Santuário de fora de Portugal Continental, será presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues. A última missa, às 19h00., é a missa da Confraria de Nossa Senhora da Conceição que ficará marcada pelo compromisso que três novos irmãos irão assumir.
O Santuário de Nossa senhora da Conceição foi criado em 19787 pelo então bispo D. Aurélio Granada Escudeiro, tendo sido o primeiro santuário mariano da diocese de Angra. Atualmente existem mais dois: um na Terceira, na Serreta, Nossa Senhora dos Milagres e outro em São Miguel que celebra Nossa senhora da paz, em Vila Franca do Campo.
Durante a noite madrugada, vários movimentos, muitos deles ligados á paróquia assegurará a animação da Vigília. O primeiro foi o da catequese.
