Jornada Nacional dos Diáconos Permanentes dedicada à Esperança

Encontro teve lugar no dia 25 de abril, Festa de São Marcos

Foto: Igreja Açores/DP

Cinco dos oito candidatos açorianos ao Diaconado Permanente, que no próximo dia 22 serão ordenados na Sé de Angra, participaram na passada sexta-feira na Jornada Nacional do Diaconado Permanente, com o tema “Peregrinos ao serviço da Esperança”, que decorreu em Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI.

A jornada foi presidida por D. Vitorino Soares, bispo Auxiliar do Porto e Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios. Esteve ainda presente D. António Luciano Costa, Bispo de Viseu e membro da referida Comissão Episcopal.

A jornada iniciou-se com o acolhimento dos diáconos permanentes das diversas Dioceses, seguindo-se a Eucaristia,  na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Vitorino Soares. Os participantes dos Açores foram convidados a integrar o Grupo Coral que animou a Eucaristia.

Após o almoço, os diversos participantes foram divididos em grupos e convidados a “peregrinar” ao longo das ruas de Fátima, refletindo sobre um dos oito sinais de Esperança referidos na Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do ano de 2025, do saudoso Papa Francisco: Paz, Vida, Presos, Doentes, Jovens, Migrantes, Idosos e Pobres.

Essa reflexão teve como base as seguintes questões: “Qual a bem-aventurança que se relaciona melhor com o sinal contemplado no grupo?” e “Como transformar esse sinal em ações de esperança?”.

Esta caminhada terminou na Casa de Retiros/Lar Betânia do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, onde os diversos grupos apresentaram as suas conclusões.

Os 5 participantes regressaram à diocese enriquecidos com o contato com outras realidades de diaconado permanente.

Aos pés da Mãe, Senhora de Fátima, puderam rezar e pedir a Deus que lhes façam fiéis ao compromisso que em breve assumirão.

A Jornada Nacional contou com a participação de 78 Diáconos Permanentes, 18 esposas, 3 sacerdotes, 4 delegados diocesanos, 10 candidatos em formação, 3 aspirantes ao diaconado e 2 bispos.

 

Os candidatos ao diaconado permanente

Scroll to Top