Chamados a viver em comunidade …

Hugo Sousa (à esquerda) e David Carreiro (à direita), alunos do propedêutico

Dos dias 18 de fevereiro a 8 de março, nós, David e Hugo, alunos do ano propedêutico, deslocamo-nos ao coração da nossa diocese, o Seminário Episcopal de Angra, inserindo-nos na vivência em comunidade e avaliando o percurso até agora feito.

Nestas 3 semanas, tivemos a possibilidade de nos inserirmos na rotina da Casa, sendo-nos atribuídas tarefas próprias desta vivência. Esta também foi uma oportunidade para melhor conhecermos os nossos colegas, professores e colaboradores. A par das aulas presenciais, participamos na recoleção para o clero, em catequeses, formações e ações de voluntariado, como: assistência da Conferência Vicentina, do nosso seminário, e acompanhamento aos doentes da Casa de Saúde do Espírito Santo, da Congregação das Irmãs Hospitaleiras.

A nível pastoral, acompanhamos os nossos colegas Afonso e Élson, no seu trabalho pastoral, nas paróquias onde o fazem; e no dia 25 tivemos oportunidade de participar na procissão e missa votiva do Senhor dos Passos, na cidade de Angra, cujo canto esteve à responsabilidade dos seminaristas.

Na área espiritual, foram-nos propiciados momentos de reflexão, como uma manhã de retiro, na freguesia do Porto Martins, sobre esta decisão de ingressar no seminário; e de meditação diária, antecedendo a celebração da Eucaristia, na capela do nosso Seminário. Participamos ainda da celebração da Via-Sacra, exercício espiritual próprio do tempo da Quaresma, e da adoração ao Santíssimo Sacramento, às quintas-feiras, aberta ao público.

Durante este período, visando um balanço desta nova modalidade até ao presente, encontramo-nos com os vários membros da equipa formadora.

Esta estadia, em plena Quaresma, pode ter sido considerada como um tempo de retiro, pois saímos do comodismo da nossa habitual rotina (ter aulas online, desenvolver trabalho pastoral nas nossas paróquias e viver com a nossa família) vindo para um ambiente diferente, favorável à introspeção necessária para o processo de discernimento vocacional.

De volta às nossas casas, pedimos-vos oração por nós e pelos nossos colegas seminaristas, para que o Senhor nos guie nesta caminhada vocacional. Uma Santa Quaresma e um abraço!

David Carreiro e Hugo Sousa,
Seminaristas do Ano Propedêutico

Scroll to Top