Na semana em que se celebra os consagrados, cujo dia se assinala na próxima terça feira, na festa litúrgica de Apresentação do Senhor, os consagrados das ouvidorias da Terceira e Fenais da Vera Cruz encerram o Ano da Vida Consagrada com duas cerimónias alusivas ao tema.
Esta tarde, em Angra, na Casa de São Francisco , da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, foram celebradas Vésperas, animadas pelo Seminário Episcopal de Angra.
Também na Igreja da Senhora da Ajuda nos Fenais, a ouvidoria em parceria com as Irmãs Doroteias promoveu este sábado uma vigília e uma eucaristia de ação de graças pela Vida Consagrada, ambas presididas pelo ouvidor, Pe Carlos Simas.
Nas celebrações o sacerdote direcionou as suas orientações para a urgência de cada um identificar o “dom que Deus nos deu” e colocá-lo ao serviço do nosso próximo, pois “amar a Deus é servir nos nossos irmãos” salientou o ouvidor, lembrando que todos têm uma missão dentro da igreja e não apenas os sacerdotes, ou os religiosos e religiosas.
O Pe Carlos Simas reforçou ainda que “É um tempo favorável para proporcionar a experiência com o Senhor”, e cada um, na sua medida, pode servir a Deus com o dom com o qual Ele nos coroou”.
No final da noite o Conservatório Regional de Ponta Delgada realizou um concerto incorporado no programa do Centenário da Ouvidoria, e que foi muito participado.
Cada aluno e professor receberam a capa com o selo do centenário e à Professora Ana Paula Andrade em representação do Conservatório Regional de Ponta Delgada foi entregue a medalha do Centenário como lembrança da participação nas comemorações centenárias da ouvidoria.
O Ano da Vida Consagrada foi decretado pelo Papa Francisca e decorre desde Novembro de 2014.