Seminário de Angra tem nova presença na internet

O reitor do Seminário Episcopal de Angra, o padre Hélder Alexandre, assinalou a importância do novo sítio na internet por causa da “própria instituição e motivos vocacionais”, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Ao longo destas páginas poderá visitar e conhecer as diversas dimensões da formação de um sacerdote: humana, intelectual, espiritual e pastoral. […] Pode ainda conhecer o Agrupamento de Escuteiros 114, a Conferência Vicentina, a pastoral vocacional, as celebrações e eventos culturais”, refere a nota de boas vindas do Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo na internet que se apresenta como o “Coração da Diocese”.

Em seminariodeangra.pt o visitante encontra “uma comunidade educativa em movimento” que apresenta na seção multimédia vídeos do seminário, vídeos vocacionais, áudios e fotografias que contam a vida e a história da instituição.

A comunidade é apresentada nos seus alunos e professores, os atuais e antigos, o Seminário de Angra dá também a conhecer a formação humana, “fundamento de toda a formação sacerdotal”, a formação espiritual e académica – programa curricular e normas tipográficas, e as atividades pastorais.

No novo sítio online apresenta a história do seminário diocesano, o regulamento interno, a sua biblioteca, as condecorações e o património.

Os visitantes em seminariodeangra.pt encontram também um menu dedicado à pastoral vocacional e notícias e informações sobre as ordenações na Diocese de Angra e no menu ‘Duc in altum’ – faz-te ao largo – são os seminaristas que falam e é um espaço sobre “formação, missão e testemunho”.

No presente ano letivo (2015-2016) têm 15 seminaristas, de várias ilhas do Arquipélago dos Açores e o corpo docente conta com professores das “diversas disciplinas filosóficas, teológicas e ciências humanas”.

O Seminário de Angra, foi fundado a 09 de novembro de 1862, e recorda que foi “a mais importante instituição de formação superior nos Açores” durante muitos anos, uma tradição que prestigia e que tentam “continuar, apesar das contingências hodiernas”, destaca ainda a mensagem de acolhimento.

Segundo o sítio informativo ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, o sítio na internet do Seminário Episcopal “ainda não está terminado” e vai ter ainda disponível o catálogo da biblioteca, “indo ao encontro do interesse manifestado por investigadores”, e documentos da instituição.

CB

Scroll to Top