Pelo Reitor, padre Emanuel Valadão Vaz
Entre três e dez de novembro próximo vai realizar-se a semana dos Seminários.
O tema da Semana dos Seminários para este ano é: “Que posso eu esperar?” (Cf Sl 39,8).
Há um conjunto de bons materiais de apoio, de vária ordem, que vieram da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, e poderão ser motivadores para que os agentes pastorais e as próprias comunidades possam realizar algumas ações de ordem celebrativa ou formativa.
Os referidos materiais estão disponíveis no site do Seminário de Angra.
Ao longo dos anos várias têm sido as iniciativas, por toda a Diocese, na Semana dos Seminários.
Por isso, renovo a minha esperança de que em cada Ouvidoria a Semana dos Seminários seja celebrada, de forma a que também nós nos motivássemos uns aos outros para isso, quer através de redes de oração, quer também de atividades celebrativas e/ou recreativas, como mais abaixo sintetizamos em várias propostas.
Quero ter presente neste momento os quatro seminaristas do nosso Seminário que se encontram no Seminário de Vilar, no Porto, a fazerem o seu percurso formativo: O Élson e o Afonso, na Teologia; o David e o Gonçalo no Propedêutico. Em Angra encontra-se o seminarista Fábio, já a residir numa paróquia e com aulas no Seminário.
Este novo desafio exige de todos nós um espírito aberto para responder às mudanças, com perseverança e confiança em Deus.
A Semana dos Seminários pode ser, igualmente, um bom tempo para se iniciar uma caminhada de Pré-Seminário, de forma que não se fique só pela referida semana, mas que possa despertar encontros regulares caso se vislumbre essa possibilidade.
Neste momento, existem delegados ao Pré-Seminário em quase todas as Ouvidorias da nossa Diocese. É necessário que cada pároco, ou a exercer outra função que não a de paroquiar, possa estar atento e despertar este interesse junto das catequeses, grupos de acólitos, grupos de jovens ou outros, no sentido de auscultar se existe na sua comunidade algum dos mais novos que esteja a colocar a questão vocacional e concretamente em vista a ser padre.
Propostas para a Semana dos Seminários 2024
- Dar a conhecer os delegados do Pré-Seminário das várias Ouvidorias da Diocese
- Realizar uma atividade por Ouvidoria (ao critério de cada uma), sobre o nosso Seminário, no dia 9 de novembro, dia do 162º Aniversário da sua fundação. Será um sinal de união e de comunhão, que julgamos interessante e necessário. Depois seria divulgado, pela equipa coordenadora, uma agenda geral com as várias atividades/Ouvidorias. Mesmo nas Ouvidorias, em que, por enquanto, não há delegado, pedir ao Ouvidor que assinale pelo menos com um breve momento de oração (Ex. Visita ao Santíssimo, terço…)
- Na Semana dos Seminários, o Serviço Diocesano das Vocações, vai lançar uma iniciativa chamada «Prayer Call – Chamada de Oração». Este serviço dará mais informações oportunamente.
Sabemos que começar ou recomeçar alguma coisa é sempre imperfeito ou até pouco frutuoso. Mas é assim. O mais importante é estarmos unidos e deixarmos que o próprio Deus possa fazer desabrochar o que é semeado, sem muitas vezes darmos conta disso. Afinal Ele é o dono da Messe.
No final, um pequeno excerto da oração para a Semana dos Seminários:
“Senhor Jesus, companheiro dos que se interrogam, faz-nos acolher a visitação da Tua voz que ecoa nas perguntas que guardamos e nos convoca para o serviço da Tua Igreja.”