A caminho da Ordenação Diaconal

 

No dia 16 de junho, pelas 16:00, D. Armando Esteves Domingues irá ordenar na Sé Catedral de Angra três jovens do nosso Seminário que se apresentam ao Ministério Ordenado do Diaconado. São eles o André Furtado, o Leonel Vieira e o Rui Soares.

Durante sete anos os três candidatos foram trabalhando a sua vocação nas dimensões académica, espiritual, humana e pastoral. Neste processo vários foram os intermediários que marcaram este trajeto: a equipa formadora do Seminário, os professores, os colaboradores do Seminário, as famílias dos candidatos, as comunidades que os viram nascer e as comunidades onde eles se integraram ao longo do percurso, entre outras pessoas que, de forma direta ou indireta, deram o seu contributo.

Neste último ano pastoral os candidatos ao diaconado estiveram a estagiar junto de comunidades paroquiais, sempre com uma ligação próxima à equipa formadora do Seminário. O André Furtado esteve a estagiar nas comunidades de Feteiras, Candelária, Várzea, Mosteiros e Sete Cidades, Ouvidoria de Ponta Delgada, ilha de S. Miguel, acompanhado pelos padres Nuno Maiato e João da Ponte. O Leonel Vieira, por sua vez, ficou nas comunidades de Fontinhas e Agualva, Ouvidoria da Praia da Vitória, ilha Terceira, acompanhado pelo padre Moisés Rocha; o Rui Soares tem estado a estagiar nas comunidades de Rosário e Atalhada, Ouvidoria da Lagoa, ilha de S. Miguel, acompanhado pelo padre Rui Silva.

Aproxima-se o dia da Ordenação Diaconal e, para tal, é necessário ter um tempo para estar com o Mestre, fazendo aquilo que o próprio Jesus tanto procurava, retirar-se para rezar junto do Pai as suas decisões, a sua missão.

Entre os dias 9 e 14 de junho os três candidatos estarão a fazer um retiro de preparação para a ordenação diaconal na casa das Irmãs Franciscanas, no Pico da Urze, orientado pelo Diretor Espiritual do Seminário, o padre Nelson Vieira. Será um tempo precioso de silêncio antes dos candidatos receberem pela imposição das mãos a Ordenação Diaconal.

Durante esta semana, de forma mais intensa, tenhamos presente nas nossas orações o André, o Leonel e o Rui, para que, iluminados pelo Espírito Santo, se sintam fortalecidos na sua decisão de servir o Povo de Deus, à maneira de Jesus Cristo, nesta nossa Igreja diocesana.

O Reitor do Seminário Episcopal de Angra,

Pe Emanuel Valadão Vaz

Scroll to Top