Encontro teve lugar no dia 25 de abril, Festa de São Marcos

Cinco dos oito candidatos açorianos ao Diaconado Permanente, que no próximo dia 22 serão ordenados na Sé de Angra, participaram na passada sexta-feira na Jornada Nacional do Diaconado Permanente, com o tema “Peregrinos ao serviço da Esperança”, que decorreu em Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI.
A jornada foi presidida por D. Vitorino Soares, bispo Auxiliar do Porto e Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios. Esteve ainda presente D. António Luciano Costa, Bispo de Viseu e membro da referida Comissão Episcopal.
A jornada iniciou-se com o acolhimento dos diáconos permanentes das diversas Dioceses, seguindo-se a Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Vitorino Soares. Os participantes dos Açores foram convidados a integrar o Grupo Coral que animou a Eucaristia.
Após o almoço, os diversos participantes foram divididos em grupos e convidados a “peregrinar” ao longo das ruas de Fátima, refletindo sobre um dos oito sinais de Esperança referidos na Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do ano de 2025, do saudoso Papa Francisco: Paz, Vida, Presos, Doentes, Jovens, Migrantes, Idosos e Pobres.
Essa reflexão teve como base as seguintes questões: “Qual a bem-aventurança que se relaciona melhor com o sinal contemplado no grupo?” e “Como transformar esse sinal em ações de esperança?”.
Esta caminhada terminou na Casa de Retiros/Lar Betânia do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, onde os diversos grupos apresentaram as suas conclusões.
Os 5 participantes regressaram à diocese enriquecidos com o contato com outras realidades de diaconado permanente.
Aos pés da Mãe, Senhora de Fátima, puderam rezar e pedir a Deus que lhes façam fiéis ao compromisso que em breve assumirão.
A Jornada Nacional contou com a participação de 78 Diáconos Permanentes, 18 esposas, 3 sacerdotes, 4 delegados diocesanos, 10 candidatos em formação, 3 aspirantes ao diaconado e 2 bispos.
Os candidatos ao diaconado permanente