“Deus continua a tocar e a tocar os jovens que entregam a sua vida por Ele”

Reitor do Seminário confiante no trabalho que está a ser desenvolvido que aponta para uma nova comunhão eclesial

Foto: Igreja Açores/Seminário de Angra

A ordenação presbiteral dos três seminaristas integralmente formados no Seminário é “um momento de alegria” que não desqualifica a decisão tomada este ano pela Diocese de enviar quatros dos cinco seminaristas que estudam no Seminário Episcopal de Angra para o Porto.

A ideia foi deixada pelo reitor, Padre Emanuel Valadão Vaz no final da concelebração que decorreu na Igreja de São José em Ponta Delgada, este sábado na qual D. Armando Esteves Domingues ordenou os tr~es primeiros sacerdotes do seu episcopado em Angra.

“É uma grande alegria acolher estes três jovens que são entregues a esta Diocese  para servir o Povo de Deus e é um estímulo para continuarmos a trabalhar nesta caminhada de formação com jovens, que sentem este apelo do Senhor para poderem ir descobrindo o quanto é bom a entrega e o serviço a Jesus Cristo e ao povo de Deus”, afirmou o responsável do Seminário Episcopal de Angra, agora apenas com um aluno nos Açores e quatro a estudar no Porto.

“Nestes tempos de mudança e de alguma apreensão vemos que Deus continua a tocar e esperamos que este acontecimento nos possa marcar no tempo, chamando-nos e interpelando para este dom que Deus vai depositando na vida jovem e que precisa, sem dúvida, do acompanhamento, da oração, do estímulo de sermos instrumentos na mão de Deus para ajudar para que o dom de Deus possa ser posto a render ao serviço de todos nós” acrescentou o padre Emanuel Valadão Vaz.

Durante a homilia da celebração, D. Armando Esteves Domingues agradeceu o trabalho formativo e de acompanhamento do Seminário sublinhando que se vivem tempos diferentes.

“Saúdo especialmente o Seminário em mudança, mas vivo, a sua longa história e todos os que se dedicaram e dedicam à nobre tarefa de formar padres! Saúdo os cinco candidatos a presbíteros, 4 deles a estudar no Seminário, no Porto, e os 8 candidatos a diáconos permanentes em formação a parNr do Seminário. Saúdo os jovens em Pré-Seminário. Como para toda a Igreja, também para o Seminário é tempo de saída: às comunidades e famílias, às paróquias e Ouvidorias, onde deve haver uma equipa que reze para que nasçam novas vocações e acompanhe os que andam à procura” disse o prelado.

“Levai convosco, caros eleitos, esta esperança nestes tempos novos e não a desconfiança dos processos. O Espírito faz o Seu caminho e Jesus continuará a garantir pastores. Desafio-vos a abrir o coração e acompanhar o discernimento vocacional de cada cristão. Ajudai-os a captar o chamamento que o Senhor lhes reservou”, disse ainda.

Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o Reitor  lembrou que a decisão dos seminaristas terem ido para o Porto foi tomada de forma colegial, no Conselho Presbiteral, “onde a esmagadora maioria das opiniões convergiu no sentido de os jovens irem para o Porto. O senhor Bispo assim anuiu e isso dá- nos a ideia de que é o próprio Espírito a falar de uma igreja que refletiu, pensou e decidiu”.

“Éum caminho que estamos a percorrer de forma lenta e gradual mas com a noção de que é por aqui que queremos que continuar” afirmou o Reitor Padre Emanuel Valadão Vaz.

“A distância geográfica não implica outras distância e é uma forma de entender a Igreja como uma igreja que se abre acolhe e integra outros espaços de vivência e comunhão eclesial”, salientou.

A ordenação dos três novos sacerdotes decorreu em Ponta Delgada. Dois dos três novos sacerdotes são naturais de São Miguel, a onde residem os três. Vão continuar a servir as paróquias onde desenvolveram o ano de estágio, naquele que doi também o ano de mudança na orientação formativa do Seminário que passou a contar com uma equipa formadora mista de sacerdotes e leigos, e o cumprimento de um ano de estágio depois de completarem o sexénio, período de seis anos de formação teológico pastoral. Rui Pedro Soares, natural do Faial permanecerá na Lagoa (São Miguel); Leonel Vieira, natural das Furnas, manter-se-á na Agualva e Fontinhas (Terceira) e André Furtado, natural da lagoa ficará na zona Oeste de Ponta Delgada(São Miguel).

 

Scroll to Top