“A instituição não é uma mera etapa da formação e discernimento”

Bispo de Angra instituiu esta tarde 9 leitores e acólitos, todos alunos do Seminário Episcopal de Angra

A Igreja açoriana viveu este domingo em festa instituindo no Dia Mundial das Missões nove alunos do Seminário Episcopal de Angra – oito do Curso de diáconos permanentes e um finalista do curso Filosófico-teológico- nos ministérios de acólito e leitor.

Na celebração, que decorreu na Igreja de São José em Ponta Delgada, D. Armando Esteves Domingues pediu aos instituídos para olharem para esta nova missão dentro da Igreja como um serviço e não como uma mera etapa de um caminho de formação e discernimento sobre a vocação.

“Não deixeis que seja uma mera etapa para outra coisa. Vivei o ministério na vida para que sirva de exemplo e testemunho para outros. Tão importante como a instituição é que cada um de vós viva em concreto este serviço com fidelidade à Palavra proclamada e leve Jesus aos ambientes onde anda, através da caridade” afirmou o bispo de Angra.

“Anunciem e vivam” pediu o prelado apelando a uma disponibilidade permanente para o serviço.

“ Não olheis para o ambão e para o altar como único lugar para o vosso serviço. E que o vosso modelo seja Cristo e nenhuma novidade, mais nada nem ninguém. Não permitis que o vosso eu obscureça Deus”, afirmou o prelado.

“Hoje é um dia especial que a Igreja celebra. A vida é missão e de cada vez que o Senhor vai buscar uns para tarefas especiais ainda a festa é maior” referiu o prelado sublinhando que os ministérios laicais e a sua valorização são fundamentais para viver a ministerialidade concreta dentro da Igreja.

Os novos leitores e acólitos instituídos receberam das mãos do bispo de Angra o Livro com a Sagrada Escritura e o vaso com o Pão para a Celebração da Eucaristia, expressões visíveis destes dois ministérios laicais.

“Vivei e convidai a viver. O estudo, a meditação e a oração sobre a palavra de Deus, levarão a ter a mente impregnada dos pensamentos e sentimentos de Cristo” afirmou ainda apelando a que no ministério do acolitado possam servir o Corpo de Cristo no altar e nos irmãos.

“Amai sinceramente o Seu Corpo Místico, ou seja, o Povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes, vivendo o Seu mandamento novo, proposto na última ceia”, concluiu.

“Há tanto a fazer, começando pela Palavra. Bastaria que cada um de vós formasse um grupo de oração e estudo da Palavra de Deus para ter valido a pena ser Leitor Instituído, mesmo que sejais daqui a um ano Diáconos”, disse.

“Se não tiverdes este sonho incansável da missão, também fora da Igreja, de pouco valerá este ministério. Boa missão: levai Cristo Palavra, servi Cristo Pão da Vida e que Maria a Rainha das Missões vos faça amar sempre esta Igreja de que ela é Mãe e Mestra”.

O Seminário Episcopal de Angra vai apresentar nove candidatos para serem instituídos nos Ministérios de Leitor e Acólito,

 

Scroll to Top