Pré-Seminário no ano pastoral 2024-2025

 

Equipas trabalham no terreno

 A equipa responsável do Pré-Seminário (preseminario@diocesedeangra.pt) é constituída pela equipa formadora do Seminário e pelos assistentes espirituais da pastoral juvenil e vocacional, os padres Nuno Maiato e João da Ponte.

Esta equipa já iniciou o seu trabalho. Uma das decisões tomadas foi a de que todas as Ouvidorias pudessem ter um delegado ao Pré-Seminário, de forma que esse delegado faça a ligação com a equipa responsável.

Após serem contatados todos os Ouvidores, no sentido de indicarem o seu delegado de Ouvidoria ao Pré-Seminário, foi realizado já um primeiro encontro com os respetivos delegados, no dia 26 de setembro.

O cenário não é de abundância de vocações em ordem ao sacerdócio e às vocações consagradas. Não precisamos de dramatizar que há falta de vocações, mas precisamos de acordar para a necessidade de acolher o que o Espírito vai dizendo na vida dos mais novos, nós e as nossas comunidades e famílias.

Para além da oração, elemento sempre necessário, para pedirmos ao Senhor da messe que envia operários para a sua messe como bem nos lembra Jesus Cristo no início do capítulo 10 de S. Lucas, precisamos de ajudar a discernir, a apresentar a vocação sacerdotal, acima de tudo como adesão a Jesus Cristo e ao seu estilo da vida feito serviço e gratuidade.

Cada Ouvidoria e cada comunidade são o campo para que isso aconteça, e por isso precisamos de nos apoiar nas experiências vividas e que se apresentam como desafios para este tempo. É um tempo de incerteza, que exige entrega e perseverança, unidade e humildade para reconhecermos a ação de Deus.

Estamos a iniciar este projeto, que requer paciência mas também entrega e ânimo para ser audaz e ir em frente.

Cada um dos batizados, na comunidade onde se encontra, pode ser um despertador vocacional, quer pela sua oração quer, igualmente, pelo acolhimento das inquietações dos mais novos.

 

O que é o Pré-Seminário

O Pré-Seminário é o espaço / tempo, anterior à entrada no Seminário que a Diocese de Angra quer dedicar ao acompanhamento dos rapazes, que frequentam entre os 10 e os 18 ano, ou, inclusive, de jovens adultos com mais de 18 anos que admitem a possibilidade de um dia poderem ser padres.

Scroll to Top