No passado dia 14 de dezembro, realizou-se, no Seminário Episcopal de Angra a tradicional “consoada”, juntando alunos, professores, funcionários e colaboradores em clima de festa natalícia.
Como já é costume, um dia antes do final do primeiro período letivo, toda a família do Seminário Episcopal de Angra reúne-se em clima de festa para celebrar o Natal com uma missa de ação de graças seguida de uma “consoada antecipada”.
Este ano, a eucaristia foi celebrada pelo bispo diocesano, D. Armando, que durante a sua homilia destacou a importância de educar pessoas no seminário para atender às necessidades das comunidades, lembrando que o mundo, assim como os Açores, já não estão imersos na fé cristã como em tempos passados, e que, portanto, é fulcrar ajustar a formação dos futuros sacerdotes de acordo com aquilo que o mundo hodierno espera.
“Antes era-mos muitos mas todos formatados; hoje já não é assim e “temos de respeitar o caminho de cada um, a diversidade do que cada um é e pode ser. Os tempos são diferentes e hoje, meus caros, é muito mais difícil ser padre”, e o grande desafio é “todos ajudarmo-nos a sermos o que cada um deve ser e quer ser”.
Após a celebração da eucaristia foi tirada a foto de família, como é costume, com toda a comunidade presente.
Seguiu-se o jantar pela noite dentro, que terminou com a troca de prendas.
E após o jantar, os seminaristas e a equipa formadora deram continuação à tradição do “menino mija” à casa do bispo.
Na manhã do dia 15, último dia letivo de 2023, como também é costume, os seminaristas despertaram mais cedo para, em conjunto, irem buscar o pão, mas sem antes cantarem às portas dos residentes no seminário, despertando-lhes e desejando-lhes “boas festas”.