Reconhecimento será entregue na sessão solene comemorativa dos 480 anos da cidade património, que se realiza esta quinta feira
O Seminário Episcopal de Angra será uma das entidades distinguidas pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo na cerimónia comemorativa dos 480 anos da cidade património, que decorre amanhã, a partir das 20h30, no salão nobre dos paços do concelho, na qual estará presente o Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga.
O voto de congratulação pelos 150 anos de serviço público de lecionação do Seminário Episcopal de Angra foi aprovado no passado dia 1 de agosto por unanimidade em reunião de câmara e será entregue durante a sessão solene ao Vigário Geral da Diocese, Pe Hélder Fonseca Mendes, em representação do Reitor do Seminário de Angra e de todo o corpo docente da instituição.
O voto sublinha a história da fundação desta Casa, das dificuldades que teve de enfrentar em vários momentos mas, que“apesar de todas as vicissitudes se tornou no único centro de formação de nível superior no Arquipélago dos Açores” para onde iam dezenas de jovens que só “desta forma puderam estudar e adquirir uma formação académica de reputado mérito”.
O voto de congratulação destaca, também, “a importância e o relevo” do Seminário como escola de formação não só de sacerdotes mas também de cidadania, “tendo formado centenas de jovens em humanidades, embora não descurando uma boa formação nas ciências naturais e matemáticas”.
O Voto refere que o Seminário “deu pastores de almas a essas ilhas” , “doutores a universidades portuguesas e estrangeiras”, “altos responsáveis da Cúria dicoesana” e “miisionários em África e no Oriente”, entre Bispos e até um Cardeal.
O texto camarário lembra, ainda, todos aqueles que fizeram a sua formação no Seminário, embora tendo desistido da vida sacerdotal e que “vieram a ser importantes homens das letras e das ciências honrando o Seminário com o seu saber e com o seu contributo cívico na sociedade açoriana”.
.
“Uns e outros deram um contributo significativo para a construção do regime autonómico e dos ideais de um Açores prósperos e governados por açorianos”.
O Seminário de Angra completou o ano passado 150 anos, desenvolvendo várias atividades ao longo de todo o ano comemorativo.
Durante a sessão solene, presidida por Álamo Menezes, presidente da autarquia, e onde usarão da palavra dois oradores – Francisco Simões e Fausto Brito e Abreu- serão ainda atribuídos mais dois votos : um de congratulação pela passagem dos 50º aniversário do União Sebastianense Sport Clube e outro de louvor ao atleta de kickboxing Frederico Ornelas Bruges, Campeão Europeu da modalidade.
Será entregue também a Medalha de Mérito Profissional a Herminio da Silva Machado, taxista durante 40 anos na cidade de Angra.
Durante a sessão solene será, também, entregue o prémio de mérito escolar ao melhor aluno do 12º ano de escolaridade do ensino publico bem como aos dois melhores alunos das duas escolas profissionais do concelho.
in Portal da Diocese