No dia seguinte, mas já na Biblioteca Pública e Arquivo Luís Silva Ribeiro, durante a manhã, entre as 9h30 e as 13h00, vários oradores usarão da palavra. A mesa redonda sobre os arquivos religiosos contará com as intervenções de Rute Gregório, Diretora do Serviço dos Bens Culturais da Igreja, em Angra, Nuno Estevão Ferreira, professor e membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP), Carlos Lobão, doutor em História contemporânea e investigador no CHAM Açores e José Avelino, investigador. Segue-se uma visita guiada ao Arquivo da Mitra e uma ultima conferência de Luís Carlos do Amaral sobre “Da preservação dos documentos eclesiásticos à construção da memória pessoal e coletiva”.
No dia 24 de março, pelas 20h00, no pequeno Auditório do Centro de Congressos de Angra do Heroísmo, será lançada a Revista do Seminário “Fórum Teológico XXI, volume V” e será proferida a conferência “Desafios da Pastoral diocesana no mundo de hoje”, pelo professor Paulo Asolan.
O académico é reitor das igrejas de Santa Maria in Cappella e Sant’Agata in Trastevere, Roma; Capelão da Fundação Santa Francesca Romana e do hospital de peregrinos “San Giacomo e San Bento de Labre” em Trastevere. É responsável pela formação permanente do clero da diocese de Roma. E, atualmente, é professor permanente da cátedra de teologia pastoral fundamental e decano do Pontifício Instituto Pastoral Redemptor Hominis da Pontifícia Universidade Lateranense.
No dia 25 de março, no pequeno auditório do Centro de Congressos de Angra, às 9h30 usará da palavra o professor Eduardo Ferraz da Rosa sobre “Cristianismo, Razão e Crença: a filosofia na Teologia e na Pastoral da Fé”. Às 11h00, Paolo Asolan falará sobre “A força evangelizadora da piedade popular” e as Jornadas de Teologia terminam com a intervenção e participação do bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia em seminariodeangra@gmail.telepac.pt ou em 295216123.
In Igreja Açores