Bem-vindo D. Armando!

Bem-vindo D. Armando!

D. Armando Esteves Domingues é o 40º bispo de Angra e o segundo Bispo Auxiliar do Porto a ser nomeado consecutivamente como bispo diocesano desta diocese insular. Foi ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018. Tomou posse a 14 de Janeiro e apresentado ao Povo de Deus na Catedral no dia 15.

A nomeação de D. Armando Esteves Domingues vem por fim a um período de sede vacante de quase um ano, depois do Papa Francisco ter nomeado D. João lavrador bispo de Viana do Castelo a 21 de setembro de 2021. Com a saída de D. João Lavrador dois meses depois, a 27 de novembro, assumiu o governo administrativo da Diocese o cónego Hélder Fonseca Mendes que foi escolhido pelo Colégio de Consultores como Administrador Diocesano read more…

O Seminário como comunidade educativa em caminhada está atento á realidade do mundo e tem um contributo insubstituível para a sociedade. Desde logo na formação integral dos seus alunos e na escuta dos sinais dos tempos para responder de modo adequado aos anseios da humanidade de hoje.

 

Faço o apelo a todos os diocesanos para que manifestem o interesse pelo Seminário Maior, apreciem e valorizem o esforço educativo que aí se está a realizar, se empenhem na dinamização vocacional que passará pelas famílias e pelas comunidades cristãs, rendam graças a Deus que na Sua misericórdia nos oferece a alegria de um Seminário dinâmico cuja comunidade se manifesta alegre e feliz e contribuam generosamente para as grandes despesas que acarreta a sua vida”.

D. João Lavrador

Notícias

A religião e a sociedade

A religião e a sociedade

A religião dá sentido e, de certa forma, cria um mundo ordenado para os seres humanos, ensinando-os e educando-os, delineando as ideias que têm acerca das suas imagens e dos seus corpos, formando a sua compreensão de mundo, de poder e autoridade, veiculando normas e valores, e incutindo-lhes os seus papéis sociais.

Na verdade, a religião ocupa um lugar privilegiado na sociedade. É considerada como aquela que orienta a nossa vida através de princípios, práticas, doutrinas religiosas e crenças. Contudo, a religião tem a função de agregar os indivíduos à sociedade, enquanto agente de socialização contribui para a manutenção da ordem social atuando com base num código moral, num modelo a ser seguido. De certa forma, faz parte da identidade da sociedade read more…

Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus.

Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus.

Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. – Salmo 97 (98)

Após o tempo de Advento, um tempo de preparação e de esperança, nasceu-nos o Salvador. A liturgia da palavra do dia de Natal –  toda ela – nos convida a que contemplemos o imenso amor de Deus, que se incarnou e habitou entre nós através do Seu Filho Jesus, que é a Palavra e nasce revestido da nossa fragilidade humana.

read more…

Belém… casa do pão

Belém… casa do pão

No princípio do século I, Belém era uma pequena aldeia formada por um pequeno conjunto de casas disseminadas pela encosta de uma colina. Deveriam existir uns bons campos de trigo e de cevada na extensa planície ao sopé da colina: talvez se deva a essas culturas o nome do lugar: Bet-Léhem, que, em hebraico, significa “a casa do pão”. Aqui “casa” e “pão” não são apenas matéria, mas alimento, sobrevivência e aconchego para a alma que lhes dá vida: a própria família.

Na verdade, a dureza do trabalho e das dificuldades podem ser esquecidas e amenizadas pelo calor familiar, qual “candelabro sobre o qual a vida arde em chamas separadas”, no dizer de Jorge Luís Borges. As pedras e as madeiras, os seus cheiros, bolores e luzes esbatidas nas paredes, talhadas pelo tempo, contam narrativas de risos de quando crescemos e brincamos na inocência do seio aconchegado dos pais. As casas falam de amor, riem connosco e choram os momentos dolorosos que nos desabrocharam para a idade adulta, forçada pelos anos que correram. read more…

PRÉ-SEMINÁRIO