Os caminhos da vocação

À medida que te aproximas de Jesus, a sua voz torna-se mais forte. Em outras palavras, focar-te na tua vocação primária à santidade é o caminho mais seguro para descobrir a tua vocação secundária – como padre, irmão/ã ou marido/esposa.

Eis algumas maneiras de descobrir a vontade de Deus:

  1. ORAÇÃO. A oração é uma conversa com Deus – não apenas orar, mas falar com o Senhor, de coração. Todos os dias, lê a Bíblia e conversa com Jesus como se Ele fosse o teu melhor amigo. Pede a Ele que revele o seu plano para ti: “Jesus, quero querer o que Tu queres. Aqui estou, Senhor; Eu venho para fazer a tua vontade”. Confia que Deus tem um plano para ti.
  2. SACRAMENTOS. A alma é a janela através da qual podemos ver a Deus e ouvir Sua voz. Se a janela está suja por causa do pecado, ela deve ser limpa através da Confissão para que possamos estar em união com Deus. Ao receberes a Comunhão, pede a Jesus que te mostre a tua vocação
  3. BOAS INFORMAÇÕES. É impossível descobrir a tua vocação sem uma boa informação. O que significa ter um casamento cristão santo? O que os sacerdotes fazem? Como é ser uma irmã ou irmão religioso? Encontra boas informações e depois leva o que aprendeste de volta à oração.
  4. A MÃE. Maria é o exemplo máximo de abertura à vontade de Deus. Estás aberto à vontade de Deus? Reza todos os dias à Mãe, para conheceres a tua vocação e teres a coragem de segui-la.
  5. FAZ O RETIRO. Os milagres acontecem em retiros! Uma das maneiras mais seguras de descobrir o plano de Deus é entrar em silêncio e oração por um longo período. Pede ao teu Diretor Vocacional para te ajudar a encontrar um bom retiro. Além disso, marca um horário para visitar o seminário.
  6. PROCURA CONSELHOS. Não tentes discernir a tua vocação sozinho, sem a ajuda da Igreja. Fala com uma irmã, padre ou diácono em quem confias.

Quando chegar a hora, deves agir! Move-te na direção que o teu coração te indicar, confiante de que Deus nunca te enviará para onde a Sua graça não te possa ajudar!

Scroll to Top