Testemunho do Pico

Semana dos Seminários, 2016

Entre os dias 9 e 14 de Novembro, estive presente com o meu colega Nuno Pacheco Sousa na ilha do Pico por ocasião da Semana dos Seminários, tanto eu como ele, alunos do Seminário Episcopal de Angra, frequentando o 3º ano do sexénio.

Foram várias as experiências vividas nestes dias, passando por catequeses, escolas, tanto a da Madalena como a das Lajes, e várias paróquias como Bandeiras, Madalena, Criação Velha, Candelária e São Mateus, tudo isto culminando na vigília de oração pelos Seminários que teve lugar na paróquia da Criação Velha. É de salvaguardar todo o contacto com os padres da Ouvidoria que, com a sua vivência nas comunidades, nos mostram e nos indicam o caminho ao qual havemos de chegar, e nos alertam para as necessidades do povo cristão de hoje. Tudo quanto vivemos estes dias foi enriquecedor, desde os momentos de trabalho e testemunho aos momentos de convívio em que se festejou a amizade, sempre unidos Àquele que nos chama a todos.

Participamos também na grande festa de Santa Cecília, que teve lugar na Matriz da Madalena e no encerramento da Porta Santa da Misericórdia da igreja jubilar do Pico, nomeadamente a igreja de São Mateus, Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso, ambos no domingo dia 13 de Novembro, dia do encerramento da semana dos seminários.

Num resumo final de tudo o que foi vivido, apelo à oração pelos seminários, por todos os jovens que escolhem o celibato por amor a Deus. Lembro também todas as vocações que esta ilha do Pico tem fomentado, recordando que este ano o seminário de Angra conta com mais um picoense. Acabo com uma frase que referi várias vezes nos meus testemunhos deste fim-de-semana dos seminários: “Não se esqueçam de nós”.

 

Sandro Costa

 

Scroll to Top