Juventude, formação e reorganização territorial da diocese marcam ano de 2018 na diocese de Angra

Juventude, formação e reorganização territorial da diocese marcam ano de 2018 na diocese de Angra

Bispo realizou visitas pastorais a quatro ilhas

O ano que agora termina foi marcado pelas decisões do Conselho Presbiteral e ratificadas depois pelo Conselho Pastoral Diocesano sobre a necessidade de formação do Povo de Deus na diocese de Angra, partilhando-a entre leigos e presbíteros. A criação da Escola de Formação Cristã de Ouvidoria e a reativação do Instituto Católico de Cultura, no ano em que cumpre o 25º aniversário, foram neste contexto os dois principais instrumentos definidos ao nível diocesano para implementar esta formação, verificando-se já muitas iniciativas em praticamente todas as ouvidorias ao nível da formação. Recorde-se que para isto contribuiu a ação da recém criada Vigararia Episcopal da Formação que criou uma série de subsídios pastorais seja para leigos, centrados na constituição conciliar Lumen Gentium seja para o clero, desenhados a partir da nova Ratio Fundamentallis, que foram distribuídos pelas 16 ouvidorias e que servem agora para debates, conferências, assembleias de leigos ou simples encontros formativos.

[continuar a ler]
A NOSSA (IN)PREPARAÇÃO DE GERAR

A NOSSA (IN)PREPARAÇÃO DE GERAR

«Fiz de mim o que não soube»

É talvez um inusitado e arriscado começo para tentar falar sobre vocação e natividade. Expostas estas duas premissas que nos parecem tão absortamente equidistantes por relação à citação roubada a Álvaro de Campos na Tabacaria de Pessoa, parece-me feliz, se partindo dela pudermos falar do humano exemplo de Maria perante tão sublime epifania, anúncio, que nos faz exaltar nesta época do ano.
A vocação seja talvez a capacidade de acolhermos na nossa totalidade aquilo não sabemos. Uma forma de recriação passiva, quanto ativa. Não é algo imposto ou que nos caia em cima como um fado. Seja talvez sugestão de uma fania que quer alterar o percurso quotidiano dos nossos dias, da nossa vida, como aconteceu com Maria de quem Jesus haveria de ser dado à luz do nosso olhar, da nossa fé, da nossa contemplação. [continuar a ler]

Coros da ilha Terceira receberam formação em música sacra e litúrgica

Coros da ilha Terceira receberam formação em música sacra e litúrgica

Pe. António Cartageno foi o convidado do primeiro ciclo de Tertúlias promovido pela Academia São Tomás de Aquino

O Padre António Cartageno foi o primeiro convidado pela Academia de São Tomás de Aquino, para o primeiro ciclo de tertúlia sobre música sacra e litúrgica, que se realizou no fim de semana passado no Seminário Episcopal de Angra, sede da Academia.

“A iniciativa superou todas as expectativas porque a adesão foi muito grande” referiu ao sítio Igreja Açores o seminarista Pedro Carvalho, presidente da Academia de São Tomás de Aquino. [continuar a ler]

Ouvidoria da Graciosa recebeu seminaristas

Ouvidoria da Graciosa recebeu seminaristas

Iniciativa decorreu durante a Semana dos Seminários

Entre os dias 15 e 19 de novembro, deslocaram-se à ilha Graciosa dois dos seminaristas do Seminário Episcopal de Angra, o Diác. Fábio Carvalho do 6º ano e João Farias do 5º ano, a fim de assinalar a semana dos seminários.

Nesta visita à ilha Graciosa os seminaristas deslocaram-se a várias escolas do 1ºciclo e à escola do 2º ciclo dando o seu testemunho sobre a vida do Seminário, e respondendo a algumas questões que os alunos colocaram, destaca uma nota enviada ao Igreja Açores.

Visitaram, também no sábado, o agrupamento de Guadalupe e da Luz fazendo algumas dinâmicas com os escuteiros e deixando uma mensagem que a “união faz a força” .

[continuar a ler]
OLHANDO A SOCIEDADE ATUAL

OLHANDO A SOCIEDADE ATUAL

Olhando a sociedade atual, materialista e consumista, onde o valor da pessoa humana é cada vez menor, podemos dizer que a missão do Redentor está longe de estar concluída. Esta torna-se cada vez mais necessária e urgente como forma de contradição nessa mesma sociedade. Porém são cada vez menos os operários para uma messe enorme, para uma ceara onde o joio cresce a um ritmo superior ao do trigo.

Assim o Seminário de Angra levou a cabo mais uma vez o mandato do Senhor: «ide e fazei discípulo…» para estarem ao serviço do Reino. [continuar a ler]

Academia de São Tomás de Aquino promove I Ciclo de Tertúlias

Academia de São Tomás de Aquino promove I Ciclo de Tertúlias

Iniciativa decorre no Seminário e na Sé e Tem a música sacra como tema principal

A Academia de S. Tomás de Aquino, do Seminário Episcopal de Angra, vai promover um Concerto, que terá lugar no dia 25 de novembro de 2018, pelas 20h30, na Sé de Angra, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

Este concerto será realizado por um agrupamento musical que resulta da junção dos coros paroquiais da Ilha Terceira que aderiram à iniciativa, e contará também com a participação de outros coralistas de diferentes coros não litúrgicos da ilha Terceira.

O concerto, aberto ao público em geral, com entrada livre, será o culminar do I Ciclo de Tertúlias realizado pelo padre e compositor Pe. António Cartageno, que proferirá uma conferência, no âmbito dessa Tertúlia. A conferência que decorre no Seminário Episcopal de Angra no sábado, dia 24, pelas 16h00 e tem como tema a Música Sacra e a liturgia. Esta conferência é aberta a todos os coros da ilha e outros agentes de pastoral ligados à música.

O Pe. António Cartageno é Vigário Forâneo Adjunto de Beja; Pároco in solidum da Unidade Pastoral de Beja (Paróquias de Santa Maria da Feira, Santiago Maior e São João Baptista),

[continuar a ler]
Pré Seminário em São Miguel promove discernimento vocacional

Pré Seminário em São Miguel promove discernimento vocacional

Iniciativa decorre no âmbito da Semana dos Seminários

A Vigararia nascente promove no próximo dia 17 de novembro mais um pré-seminário, que terá lugar na paróquia de Santa Cruz, das 10h00 às 14h00.

O encontro vocacional destinado a rapazes com idade a partir dos 12 anos será orientado pelo seminarista Jorge Sousa, natural de Ponta Graça e aluno do 3º Ano do Seminário Episcopal de Angra.

Todos os jovens interessados em participar devem fazer a inscrição junto do seu pároco, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

[continuar a ler]
UM RECADO

UM RECADO

“Quando assistires à retirada dos andaimes contempla – é claro – o edifício que surge. Mas pede pelos andaimes, pois é duro servir de suporte à construção, ser necessário à obra, e na hora da festa ser retirado como entulho!” D. Hélder Câmara

O Cristão deve ser como um andaime. É aquele que ajuda a construir, a formar tudo e todos mesmo que não seja o centro da festa. Neste início de semana dos seminários e dia em que celebramos os 156 anos da fundação do Seminário, recordemos e rezemos por todos os “andaimes” esquecidos, não só os que nesta casa construíram mas também por todos os outros “andaimes” que nos formam e formaram. Continuemos a pedir ao Senhor da Messe que continue a mandar mais trabalhadores pois existem ainda muitos “edifícios” por contruir.

Igor Oliveira

5º Ano [continuar a ler]

Semana dos Seminários

Semana dos Seminários

“Formar discípulos missionários”

11 a 18 de Novembro de 2018

Quis o Senhor Jesus reunir à sua volta os discípulos para os instruir e preparar para que fossem e ensinassem todos os povos a Boa Notícia! O Seminário é lugar privilegiado que perpetua na história este tempo único e inesquecível do encontro com o Mestre da escola divina. “Apresenta-se como um tempo e um espaço; mas configura-se sobretudo como uma comunidade educativa em caminhada: é a comunidade promovida pelo Bispo para oferecer a quem é chamado pelo Senhor a servir como os Apóstolos, a possibilidade de reviver a experiência que o Senhor reservou aos Doze”[1].

Ocorrendo a Semana dos Seminários de 11 a 18 de Novembro, com o tema “Formar Discípulos Missionários”, é tempo e oportunidade para que a Diocese abrace o seu Seminário, num ambiente de oração, generosidade, partilha e se dê a conhecer a sua necessária existência.  [continuar a ler]

Bispo de Angra ordenou quinto diácono com vista ao sacerdócio desde que é responsável pela diocese insular

Bispo de Angra ordenou quinto diácono com vista ao sacerdócio desde que é responsável pela diocese insular

D.João Lavrador convidou diocesanos a seguirem o caminho das bem-aventuranças que conduz à santidade

O bispo de Angra ordenou esta quinta feira mais um diácono com vista à ordenação sacerdotal no próximo ano e instituiu no ministério laical de leitor seis seminaristas do 5º ano.

Na homilia da missa, celebrada na Catedral, em Angra do Heroísmo, neste dia em que a Igreja assinala a Solenidade de Todos os Santos D. João Lavrador sublinhou a exigência de santidade na vida dos católicos e apresentou estes sete testemunhos como um “desafio concreto” de que todos os batizados são chamados à santidade independentemente da sua vocação ou circunstância pessoal.

“Vós estais a ser para nós hoje um desafio concreto, pessoal e clarividente de que Jesus Cristo chama e envia, pela Sua graça faz-nos saborear a nossa condição de filhos de Deus e, pela ação do Espirito Santo, desperta carismas em ordem ao serviço que cada baptizado deve exercer na comunidade cristã para que esta se torne verdadeiramente expressão de comunhão e exerça a missão no meio do mundo”, afirmou o prelado perante centenas de fieis que participaram na celebração na Sé de Angra do Heroísmo

[continuar a ler]