Nota Pastoral a propósito das Ordenações de Presbiteros

«Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça» (Jo.15, 16)

Proximamente iremos ter a alegria da ordenação de dois presbíteros para a nossa diocese. O Diácono Jacob Vasconcelos irá ser ordenado de presbítero, na Ilha das Flores, no próximo dia 1 de Julho e o Diácono Nelson Pereira receberá a ordenação presbiteral no próximo dia 1 de Novembro na Catedral de Angra.

Na alegria desta festa, que deve atingir toda a Igreja diocesana, brota do nosso ser um hino de louvor e acção de graças ao Senhor pelas maravilhas que vai realizando no meio de nós oferecendo-nos o maior de todos os dons na pessoa destes dois jovens que em breve serão novos sacerdotes. [continuar a ler]

Aulas no Seminário de Angra chegam ao fim e deixam corpo docente satisfeito com resultados

Os alunos do Seminário Episcopal de Angra chegaram ao fim das aulas e entraram na fase de exames, cumprindo o calendário académico como qualquer escola superior. Para já, o balanço deste ano lectivo é “muito positivo” com um “sentido de realização plena”, disse ao Igreja Açores o reitor.

Para o Pe. Hélder Miranda Alexandre toda a equipa “está realizada e satisfeita pelo facto de ter alcançado os objetivos” traçados no inicio do ano lectivo. O sacerdote refere inclusive que a entrada de novos docentes “acabou por reforçar” a matriz curricular.

[continuar a ler]

Diocese de Angra prepara-se para mais duas ordenações sacerdotais

Jacob Vasconcelos e Nelson Pereira, ambos finalistas do sexto ano do Seminário de Angra, vão ser ordenados sacerdotes em julho e Novembro, em Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo, respetivamente.

Com 23 anos, foram ordenados diáconos no passado dia 8 de dezembro no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Angra e são dois dos quatro seminaristas, numa comunidade de 20, que não são de São Miguel.

Jacob Vasconcelos é oriundo de Ponta Delgada das Flores e Nelson Pereira de São Mateus da ilha Terceira, sendo neste momento os alunos mais antigos do Seminário. Serão o 57º e 58º sacerdotes diocesanos ordenados desde 1996, respetivamente

[continuar a ler]

Academia de S. Tomás de Aquino retoma atividade

Após alguns anos de inatividade, a Academia de São Tomás de Aquino irá ser reativada no próximo ano letivo de 2017/2018 por mérito dos alunos e formadores deste Seminário, tendo sido constituída como associação privada de fiéis, por decreto episcopal assinado por S. Exª. Rev.ª D. António de Sousa Braga, Bispo emérito de Angra e Ilhas dos Açores, no dia sete do mês de Fevereiro de dois mil e catorze.

Foi eleito para presidente da direção, o Seminarista Pedro Carvalho, aluno do 3º ano do Seminário, natural de Santa Bárbara, concelho de Ponta Delgada. [continuar a ler]

Homenagem de Bodas de Prata

Os padres Jaime Silveira e Júlio Rocha foram ordenados sacerdotes no dia 21 de junho de 1992 pr D. Aurélio Granada Escudeiro e até ao final da licenciatura percorreram caminhos de grande proximidade, desde o seminário menor em Ponta Delgada até à graduação em Roma.

[continuar a ler]

Seminarista que “veste” a imagem do Senhor Santo Cristo fala em “gratidão” e “realização de um sonho de criança

O jovem seminarista do Seminário de Angra que ofereceu a capa que a Imagem do Senhor Santo Cristo “vestirá” estas festas afirma que neste momento sente “uma enorme gratidão” por ter conseguido realizar um sonho de criança.

“Lembro-me de vir ao Santuário, rezar à grade com a minha avó e dizer-lhe que o Senhor estava tão longe e ela respondia que ele podia estar lá, no altar, mas estava sobretudo no meu coração” disse Aurélio Sousa ao Igreja Açores.

[continuar a ler]

Capa que a imagem do Senhor Santo Cristo “vestirá” foi oferta de um seminarista do Seminário de Angra

É de veludo vermelho,  bordada a ouro  tal como a esmagadora maioria das cerca de duas dezenas de capas que compõem o tesouro do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Mas para quem a ofereceu, um seminarista do Seminário Episcopal de Angra, que daqui a três anos será sacerdote, natural das Sete Cidades “foi um enorme sacrifício” que o fez “ultrapassar vários obstáculos entre eles as dificuldades financeiras” adiantou esta manhã a Irmã Margarida Borges, durante a apresentação da capa que a imagem do Senhor Santo Cristo vestirá a partir de amanhã até ao final desta festa.

[continuar a ler]

Papa Francisco em Portugal

Fátima é a única paragem da peregrinação de Francisco

O papa Francisco chega hoje à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O avião que transporta Francisco de Roma deve aterrar na Base Aérea de Monte Real às 16:20, onde terá a aguardá-lo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, além do Núncio Apostólico, Rino Passigato, do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, e do bispo de Leiria-Fátima, António Marto. [continuar a ler]

Instituição de Acólitos

A Paróquia de S. Pedro da Ribeirinha, na Ilha Terceira, celebrou esta tarde a Instituição no Ministério de Acólito do Nuno Fidalgo, aluno do 5º ano do Seminário, natural da Paróquia das Furnas (São Miguel), e dos candidatos ao diaconado permanente, Henrique Lima e Heriberto Brasil.

[continuar a ler]

Ano Escutista 2016 2017

Chegamos ao fim de mais um ano escutista do nosso Agrupamento 114-Seminário. Iniciamos o ano com quatro dirigentes e oito caminheiros, tendo-se realizado duas novas entradas no agrupamento nomeadamente, o Gonçalo Brum, transferido do agrupamento1326 Ponta da Ilha; e o noviço André Furtado. Os caminheiros ficaram divididos em duas tribos (Tribo Madre Teresa com quatro elementos; e Tribo João XXIII com quatro elementos). [continuar a ler]