Semana dos Seminários chega ao fim com várias vigílias de oração e um encontro de pré seminário em Ponta Delgada

Seminaristas da diocese de Angra desdobraram-se em encontros em várias ouvidorias

A Semana Nacional dos Seminários chega hoje ao fim e com ela o périplo que os seminaristas do Seminário Episcopal de Angra fizeram pelas ouvidorias de Ponta Delgada, Povoação, Vila Franca do campo, Lagoa, Pico, Faial, Flores e Graciosa.

Na maior ouvidoria açoriana para além da vigilia de oração da Igreja do Santo Cristo, em Ponta Delgada, realizou-se um encontro de Pré-Seminário organizado pela delegação do Serviço Diocesano das Pastoral das Vocações e Ministérios na Vigararia Nascente, que integra as ilhas de São Miguel e Santa Maria.

[continuar a ler]

Emissão Radio na Agência Ecclesia

http://www.agencia.ecclesia.pt/radio/radio/semana-dos-seminarios-emissao-12112017/

Olhamos hoje para a realidade dos Seminários, uma instituição de formação de futuros sacerdotes que a cada ano a Igreja propõe um especial cuidado.
Neste programa vamos conversar com o padre Hélder Alexandre, que na diocese de Angra, nos Açores, foi responsável pela preparação de material que agora nas comunidades é um auxílio para olhar os Seminários e rezar pelas pessoas que os constituem.
O Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, D. António Augusto de Oliveira Azevedo, fala connosco sobre os desafios que as casas de formação enfrentam para responder ao seu desenvolvimento humano e espiritual de jovens de hoje, que vivem na sociedade de hoje. Ouvimos também o padre António Abel Canavarro, reitor do seminário de Vila Real e perfeito do seminário maior do Porto, sobre a missão de acompanhar futuros sacerdotes.

 

 

  [continuar a ler]

Igreja: Formação humana é maior desafio dos Seminários

Seminário de Angra preparou subsídios para a Semana dos Seminários de 12 a 19 de novembro

Angra do Heroísmo, Açores, 11 nov 2017 (Ecclesia) – A formação humana é o maior desafio dos Seminários hoje, defende o responsável pela instituição de formação dos futuros sacerdotes nos Açores.

“A formação humana é o maior desafio de qualquer Seminário porque queremos pessoas ricas em humanidade, na capacidade de acolher, estar com as pessoas, ser humilde e servir”, afirmou o padre Hélder Alexandre, reitor do Seminário de Angra, à Agência ECCLESIA.

O responsável pela instituição diocesana sublinha o objetivo de formar rapazes “à imagem do Cristo Bom Pastor” e do papa Francisco, “nos gestos de acolhimento e no sorriso”.

Situado na ilha Terceira, o Seminário de Angra é atualmente habitado por 20 alunos e uma equipa de 12 elementos, potenciando uma “caminhada fraterna que une para ultrapassar a divisão geográfica das ilhas”.

[continuar a ler]

Este é o tempo…

Este é o tempo…

 

Embalado por Ti…

encantado pela Tua voz.

Este é o tempo do abraço,

da transfiguração,

da metamorfose,

o tempo em que

o silêncio inquieta,

o tempo em que o mundo

se torna um paraíso de ofertas…

onde tudo é mais fácil…

mais honroso…

mas onde a fugacidade é

dona dos sonhos.

Este é o tempo de ter assento

na escola do amor.

Guarda-nos, Deus, coração de Pai

com mãos de Mãe.

Quando descermos do Teu colo,

dá-nos a mão. [continuar a ler]

Vigília Vocacional em São Miguel

Iniciativa será celebrada na Igreja do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no dia 17, em Ponta Delgada

A igreja do senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada, vai acolher a Vigília Vocacional, pela Semana dos Seminários que se realiza entre 12 e 19 de novembro.

Na Vigília, organizada pelo Serviço Diocesano da Pastoral das Vocações, na ilha de São Miguel, estarão presentes dois seminaristas que darão testemunho da sua vocação e da vivência do Seminário. De resto, todos os seminaristas, à exceção dos do ano propedêutico, sairão do Seminário nessa semana para as ouvidorias de Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do campo, Povoação, em São Miguel; Pico; Faial; Graciosa e Flores para participarem em sessões de esclarecimento, catequeses, salas de aula de Educação Moral e Religiosa Católica e outras iniciativas para darem testemunho. [continuar a ler]

Seminário celebra 155 anos!

Instituição vive a efeméride com entusiasmo no ano em que foi responsável pela criação dos subsídios nacionais para a Semana dos Seminários

O Seminário Episcopal de Angra celebra esta quinta feira 155 anos e vive o momento com uma Eucaristia de Acção de Graças, num ano particularmente ativo em que foi responsável pela conceção e produção dos subsídios que animarão a Semana Nacional dos Seminários, que se realiza de 12 a 19 de novembro.

A casa que conta atualmente com 20 alunos, um dos quais finalista, cuja ordenação diaconal com vista ao sacerdócio está prevista para o dia 8 de dezembro, em Angra do Heroísmo, continua a ser o “coração da diocese” como tem referido o bispo de Angra, D. João lavrador.

[continuar a ler]

Novo Padre diocesano afirma que na igreja “não podem ser determinantes os lugares de honra, os títulos ou os privilégios mas apenas o serviço”

Pe. Nelson Pereira quer ser “um servidor” na diocese

O Pe. Nelson Pereira, ordenado na passada quarta feira pelo bispo de Angra, celebrou este domingo a sua missa nova e deixou clara a motivação do seu ministério que será o “serviço e o amor aos outros”.

O sacerdote, que celebrou a sua missa nova na Igreja Paroquial de São Mateus, onde foi batizado e cresceu na fé, aproveitou o Evangelho de domingo para sublinhar a importância das comunidades cristãs não se deixarem instalar ou corromper pelos valores mundanos.

“A Igreja, como comunidade que testemunha os valores do Reino, deve viver sempre o amor e o serviço. Na comunidade cristã não podem ser determinantes os lugares de honra, os títulos ou os privilégios. Apenas deve ser relevante o serviço” destacou o neo sacerdote.

“Por isso, na comunidade cristã o poder é sinónimo de serviço. Aos olhos de Deus, o grande poder é aquele que tem a capacidade de amar e servir”, acrescentou ainda.

[continuar a ler]

Novo sacerdote da diocese de Angra celebra Missa Nova este domingo

Nelson Pereira é hoje o padre mais novo da diocese de Angra e celebra a sua missa nova esta tarde, às 16h00, na igreja paroquial de São Mateus da Calheta, na ilha Terceira, onde nasceu e foi batizado.

O Neo-sacerdote sairá de casa e dirige-se em cortejo processional até à igreja, seguindo-se depois um beberete.

“Tenho uma enorme vontade de ser imagem de Cristo no mundo e vou procurar servir da melhor forma que puder” precisou, no final da ordenação.

[continuar a ler]

Quem somos?

Numa resposta curta à nossa pergunta, podemos dizer que somos seres criados à imagem e semelhança de Deus, dotados de liberdade e de inteligência.

Deus criou-nos para dominar e tratar o mundo e relacionar-nos com os outros seres, com seres da nossa espécie, de uma maneira especial, e também relacionar-nos com nosso Criador, ou seja, Deus.

Sem a ligação e a relação com o outro e com Deus nada conseguimos fazer e não nos conseguimos conhecer, pois é através dessa relação que adquirimos aprendizagem e conhecimento. [continuar a ler]

Bispo de Angra diz que a ordenação de um sacerdote é a maior alegria que se pode dar à igreja

D. João Lavrador deixa elogios ao novo sacerdote que ordenou esta quarta feira na Sé

A celebração dos diferentes sacramentos é sempre um momento de jubilo para a igreja mas o do sacerdócio é sem dúvida aquele que “mais alegria pode dar à igreja” disse D. João Lavrador ao Igreja Açores no final da cerimónia de ordenação do novo sacerdote, Pe Nelson Pereira, que decorreu esta tarde na Sé de Angra. [continuar a ler]