Ocorrendo a Semana dos Seminários de 1 a 8 de Novembro, com o tema “Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele” (Mc 3, 13), vimos, por este meio, solicitar o vosso empenho, colaboração e oração pelas vocações sacerdotais. Nesta expressão evangélica se resume a dinâmica do chamamento do Senhor e da resposta dos discípulos. Por isso, o tempo é de gratidão, compromisso e esperança (D. António Augusto Azevedo).

O Seminário de Angra conta este ano com 18 seminaristas: 1 da Ilha das Flores, 2 da Ilha do Faial, 2 da Ilha do Pico, 1 da Ilha de São Jorge, 3 da Ilha Terceira e 9 da Ilha de São Miguel. Recentemente celebrámos a ordenação de seis de novos sacerdotes, a quem desejamos um trabalho profícuo e testemunho exemplar, mas o trabalho não termina. Entraram três novos Seminaristas provenientes das Ilhas Terceira, Faial e São Miguel.

A renovação depende do trabalho e interesse de cada um, e sobretudo do chamamento do Senhor! Por isso, no próximo dia 30 de Outubro, realizaremos uma Vigília de Oração no Seminário, pelas 20.00. Convidamos a esta oração conjunta e a que se tomem iniciativas semelhantes em todas as Ilhas, sobretudo junto das comunidades paroquiais, catequeses, escolas e grupos juvenis.

Enviamos os materiais produzidos pelas Dioceses do Algarve, Beja e Évora, sob a direção da Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios, que podem descarregar do site do Seminário – http://seminariodeangra.pt/pastoral-vocacional-2/ – ou do site da referida Comissão – http://ecclesia.pt/cevm/ . Oportunamente, faremos chegar a cada ouvidoria os cartazes e orações, como tem sido hábito. Aqueles que estiverem interessados em receber o trabalho dos seminaristas contatem com o Seminário.

A todas a comunidades é pedido “interesse e corresponsabilidade no despertar vocacional e na manutenção do Seminário” (D. João Lavrador). Dependemos da vossa generosidade para continuar esta missão.

O reitor, P. Hélder Miranda Alexandre