O Seminário Episcopal de Angra vai promover no próximo dia 1 de abril um encontro de discernimento vocacional para o qual desafia os jovens terceirenses que, mais ou menos ligados à igreja, equacionem o sacerdócio como caminho para a vida.
Numa carta dirigida a todos os padres da ilha Terceira, a que o Sitio Igreja Açores teve acesso, o reitor do Seminário, Pe. Hélder Miranda Alexandre, adianta que este encontro é uma proposta “para jovens e adolescentes que coloquem a questão da vocação ao sacerdócio”. E lembra que a ilha Terceira há muito tempo que não envia jovens para o Seminário.
“A necessidade de incentivar e dinamizar a pastoral vocacional na Ilha Terceira torna-se cada vez mais uma prioridade, tendo presente o reduzido número de vocações à vida consagrada e ao sacerdócio” refere a carta.
O reitor lembra que, neste momento, o Seminário apenas conta com um seminarista natural da ilha, o Diácono Nelson Pereira, natural da Paróquia de S. Mateus e por isso “sentindo as dificuldades que todos conhecemos neste sector”, o Seminário resolveu dar mais este passo na promoção de um dia de Pré-Seminário, destinado aos jovens que equacionem a opção do sacerdócio. Uma iniciativa que o Seminário já fez no passado e que quer retomar com alguma periodicidade. Já este ano se realizou uma iniciativa do género em São Miguel.
O encontro está previsto para dia 1 de abril, sábado, às 10 horas, no Seminário. O programa inclui o almoço oferecido pelo Seminário, e terminará logo a seguir.

In Igreja Açores