Um dos diáconos será ordenado sacerdote no final deste ano letivo

A diocese de Angra prepara-se para viver mais um dia de festa com a ordenação diaconal em ordem ao presbitério de Nuno Fidalgo, aluno no Seminário Episcopal de Angra.

A celebração terá lugar na festa de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro, pelas 17h00, no Santuário da Conceição em Angra do Heroísmo e será presidida pelo bispo de Angra.


Nuno Fidalgo é , aluno do 6º ano, tem 28 anos e é natural da freguesia de Furnas, Concelho de Povoação.

Com ele serão ordenados dois diáconos permanentes ambos da ilha Terceira, naturais da paróquia da Ribeirinha: Heriberto Brasil, de 71 anos e Francisco Henrique Lima, de 59 anos de idade.

Além da ordenação diaconal haverá também a instituição do seminarista Fábio Carvalho no ministério de Leitor. Fábio Carvalho é aluno do quinto ano, no Seminário Episcopal de Angra, é natural da Matriz da Ribeira Grande e tem 33 anos.

Durante esta semana realizarão o seu retiro espiritual na Casa Provincial de São Francisco, Pico da Urze, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, como de resto já é tradição.

O dia de Nossa Senhora da Conceição é habitualmente o dia em que na diocese de Angra se realizam as ordenações diaconais.

Na Solenidade da Imaculada Conceição os cristãos são convidados  a equacionar o tipo de resposta que dão aos desafios de Deus.

Ao propor o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida a acolher, com “um coração aberto e disponível, os planos de Deus para cada um e para o mundo”.

A Festa da Imaculada Conceição é, na diocese insular, um dos pontos altos do ano pastoral, nomeadamente no santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, um santuário “de inverno”, criado em 1987 por D. Aurélio Granada Escudeiro e que completa este ano 30 anos. Acresce ainda a este momento festivo o facto da Confraria de Nossa Senhora da Conceição também completar este ano 300 anos desde a sua fundação.

A festa da Imaculada Conceição no Santuário começa na quinta feira, com a oração de vésperas orientada e cantada pelo Seminário de Angra, seguida de uma vigília animada por vários grupos durante toda a noite: pais e crianças da Catequese da Conceição, Escuteiros, Movimento da Mensagem de Fátima, Legião de Maria, Movimento dos Cursos de Cristandade e Confraria de Nossa Senhora da Conceição, entre outros.

No dia 8 realizam-se oito eucaristias, também elas presididas e animadas por diferentes grupos e sacerdotes da ilha Terceira.

In Igreja Açores